0

3 Elementos de Cobrança na Redação Discursiva

Uma redação de excelência tem sua nota dividida em três partes: a estrutura; a letra (apresentação textual); e o conteúdo.

A estrutura consiste em você conseguir escrever dentro de uma estrutura de introdução, em que você escreve de maneira mais abrangente, de forma geral; de desenvolvimento, em que você explica melhor os argumentos relatados e escolhidos para defender sua tese, de maneira mais específica; e de conclusão, em que você escreve para fechar suas ideias, reafirmando-as, simplesmente, de maneira de novo abrangente.

Quanto à letra, juntamente com margem e parágrafo, também influencia na sua nota. Dependendo da banca, a retirada fica em torno de 10% da nota. Porém, isso pode fazer uma super diferença no final do certame. Não dependa disso: faça uma letra legível, respeite as margens e faça um parágrafo perceptível.

O mais importante e o que mais pesa na redação de concursos público é disparado o conteúdo. Ele equivale a 90% da nota que você pode receber. Ele conduz o examinador a dar a nota. Portanto, esteja preparado para o conteúdo: leia muito, se interesse pelos assuntos atuais como social, ambiental e econômico. Seja uma pessoa bem informada para que o tema não surpreenda você. Se o tema for de cunho específico, você deve estudar com antecedência os tópicos das matérias passíveis para que você se sinta confortável com conceitos, enumerações, descrições e elementos.

Um forte abraço e continue seus estudos!

Prof. Diego Amorim

 

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *